Asset 57
Asset 54

Subscrição de conteúdo

Receba as novidades sobre os nossos produtos e serviços

04 Fevereiro 2025

Hashtags ainda são relevantes? E como usá-las estrategicamente?


As hashtags tornaram-se uma ferramenta essencial para organizar conteúdo, aumentar o alcance e melhorar o engajamento nas redes sociais. Mas será que ainda são eficazes? Com as mudanças constantes nos algoritmos e a evolução das plataformas digitais, muitas marcas questionam se o uso de hashtags ainda faz diferença.

Neste artigo, vamos explorar a relevância das hashtags, como usá-las estrategicamente, e as melhores práticas para otimizar o teu alcance e engajamento.

Para que servem as hashtags?


As hashtags são palavras-chave precedidas pelo símbolo # e funcionam como etiquetas digitais que agrupam conteúdos relacionados.  Quando alguém pesquisa ou clica numa hashtag, encontra todas as publicações associadas ao mesmo tema, facilitando a descoberta de novos conteúdos.

Principais funções:

📢 Permite que mais pessoas cheguem ao teu conteúdo mesmo que não sigam a conta;

🔍 Ajuda a definir características aos posts, tornando mais fácil encontrá-los;

🔥 Algumas hashtags tornam-se virais, o que pode ajudar as marcas e criadores de conteúdo a ganhar visibilidade;

🏷️ As empresas podem criar hashtags personalizadas para promover campanhas.

Ainda são relevantes?

Não basta só apenas utilizar as hashtags e achar que a publicação vá ter alcance, os algoritmos das redes sociais priorizam a relevância e o engajamento do conteúdo e não só as hashtags. As hashtags são importantes mas devem ser usadas de forma estratégica para impulsionar o conteúdo.
 

Como usar hashtags de forma estratégica

🏷️ Usando hashtags específicas do nicho;

🔗 Inclui hashtags relacionadas ao post;

⚖️ Misturando vários tipos de hashtags;

📊 Usar o número correto, testa diferentes quantidades de hashtags para ver qual funciona melhor.

Erros comuns no uso de hashtags


Usar hashtags genéricos demais 

Usar hashtags genéricos demais 
Solução - Optar por hashtags específicas e alinhadas a um nicho
Não procurar a relevância das hashtags 
Solução - Pesquisar antes para garantir que é relevante 
Copiar e colar sempre as mesmas hashtags
Solução - Alterar os hashtags, pondo hashtags relacionados ao post
 

Conclusão


As hashtags continuam a ser uma ferramenta bastante boa para aumentar o alcance, segmentar conteúdos e melhorar o engajamento, mas é necessário que sejam bem escolhidas e usadas com critério. 
Agora como já sabes como podes potenciar as tuas publicações e aumentar o alcance começa a testar as novas combinações de hashtags e mede os resultados!
 

+ informações

+ informações

Flash Talks - Episódio 1 Inbound Marketing vs. Outbound Marketing: qual a melhor estratégia para o teu negócio?
Asset 57
Asset 57
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.